terça-feira, 19 de abril de 2011

Encontro Mundial das Artes Cênicas 2011- Ecum, Antígona

Nayene

Data da visita: 12 de abril de 2011

Local: Funarte (Fundação Nacional de Artes) Rua Januária nº: 68 Bairro Floresta, Belo Horizonte MG

Entrada: Franca

Dentre todos os teatros encenados na Ecum, este ano, está Antígona, uma tragédia grega de Sófocles. Nesta história Antígona é uma mulher que luta para enterrar o seu irmão Polinice, que foi rejeitado por seu reino. Mas como era proibida esta atitude, ela foi presa por ordem do soberano Creonte.Depois do  julgamento foi isolada em uma montanha sem nenhuma assistência. Quando o rei decide soltá-la, Antígona já estava morta, e em conseqüência Hêmon, filho de Creonte e amante de Antígona, comete suicídio, e Euridice esposa de Creonte também se mata devido ao suicídio de seu filho.
A peça é um monólogo encenado pela atriz peruana Teresa Ralli, que com uma capa “mil e uma utilidades”, mudava de personalidade e assim durante sua atuação incorporava cada personagem da história.

Comentário

            Como Teresa é peruana durante toda a encenação ela falou em espanhol, por isso, a primeira impressão foi a de que não haveria entendimento. Mas trocando de personagem, literalmente como quem troca de roupa, a atriz envolveu o público deixando através da sua impecável expressão corporal, traços legítimos da personalidade de cada membro enumerado na narração. Sendo assim, o corpo  em alguns momentos “falou” mais que as próprias falas do texto.

Site Funarte
http://www.funarte.gov.br/

Um comentário: